Aniquilação | Crítica e especulação do final do filme - Para Lá da Kapa

quinta-feira, 29 de março de 2018

Aniquilação | Crítica e especulação do final do filme


Aniquilação
Título: Aniquilação (Anihilation)
Realizador: Alex Garland
Estreia: 12 de março de 2018 na Netflix
Trailer & Sinopse: Em anexo
Idade Recomendada: todas

Aniquilação é facilmente um dos filmes mais complexos da Netflix. Com uma mensagem poderosa, revela-se bastante belo.


Aniquilação expõe a face gélida do medo. Não esperes encontrar muitos sustos, mas antes a impotência de descobrires algo capaz de mudar a Terra para sempre e já não seres a mesma pessoa que eras no início para conseguires salvá-la.

É o ideal se procuras um quebra-cabeças com mistério e horror, um tema que te faça refletir. O elenco esteve bem, especialmente a Natalie Portman e a Jennifer Jason Leigh. A história torna-se bela com os efeitos e contornos ligeiramente macabros e estranhos que fogem do nosso 'normal'. Apenas apreendo o filme por algumas fragilidades técnicas. Ao fim de 3 anos a enviarem militares para a zona contaminada e sem terem nenhum regresso, usar equipamento contra radiação/contaminação seria uma ideia abordada por profissionais.

Final, Aniquilação, fim, desfecho
A Entrada da Área X

O desfecho suscita a sequela, que aguardo com afinco. Aniquilação é baseado no livro homólogo do Jeff VanderMeer, que entretanto compôs uma trilogia da saga. Abaixo relato a minha perspetiva do fim do filme (com Spoilers!). Tenciono ler a trilogia e logo dir-te-ei mais 😉.

DESFECHO POSSÍVEL DE ANIQUILAÇÃO

No final, vemos Lena, a bióloga, abraçada ao que parece ser o seu marido. Um observador atento, no entanto, sabe que aquele não é o seu marido. Embora ele seja uma cópia fisicamente igual, é extraterrestre. Lena, por outro lado, também já não é inteiramente ela. No último momento vemos o casal com os olhos cintilantes. Ora, durante o percurso sobre a terra contaminada, Lena foi transformada. Como o próprio filme sugere, o DNA que se encontra na Área X é refletido e todos os seres vivos são misturados. 
Assim, embora a zona contaminada tenha sido reduzida a cinzas, sobra a questão: Quem é a atual Lena? Há razão para temermos os seus próximos passos? ... Sim, há.

Sinopse | ANIQUILAÇÃO

Quando o seu marido desaparece durante uma missão secreta, a bióloga Lena junta-se a uma expedição a uma misteriosa região isolada pelo governo dos EUA, a Área X. Este é um local isolado da civilização onde as leis da natureza não são regra. Lena precisa de lidar com a misteriosa contaminação, animais letais e ainda procurar por pistas dos colegas desaparecidos, incluindo, claro, o seu marido.

Trailer | DESVENDA A COMPLEXIDADE DO MUNDO DE ANIQUILAÇÃO


Avaliamos — 4,0/5 estrelas

Análise, Opinião, crítica, Aniquilação

VÊ TAMBÉM


Tomb Raider

Tomb Raider | Análise do remake de aventura


Ready Player One

Ready Player One: Jogador 1 | Análise do filme


Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA