Morte na Arena, de Pedro Garcia Rosado | Resenha Literária - Para Lá da Kapa

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Morte na Arena, de Pedro Garcia Rosado | Resenha Literária

Morte na Arena
Título: Morte na Arena
Lançamento: agosto de 2013 (1ª edição)
Editora: Topseller

Com uma escrita natural e personalizada, “Morte na Arena” apresenta um policial coeso, cativante e diferente. Afinal, é português!


Prezo um livro pela sua originalidade e conteúdo singulares, escrita fluída e contexto. Naturalmente, leio mais traduções do que livros nacionais, sendo que as traduções tendem a carecer de uma escrita personalizada. No caso de “Morte na Arena”, encontramos uma leitura diferente, tanto ao nível do conteúdo como a nível estilístico.

O povo português não tem muitas obras situadas em Portugal, pelo menos em regiões popularmente conhecidas. Este policial passa-se no coração de Lisboa e apresenta um notável conjunto de referências nacionais — desde a nossa polícia até à conceituada porcelana da Vista Alegre. De início, podem parecer meros pormenores, todavia, é esta característica e a escrita estilizada de Pedro Garcia Rosado que distinguem a sua obra.
Além disto, encontramos um leque de personagens nitidamente portuguesas, com alguns dos costumes e vícios exclusivos do nosso povo e outros abrangendo os alicerces da sociedade humana. O escritor dá a necessária importância à vida pessoal das personagens, concedendo-lhes a sua humanidade.

Morte na Arena

Através desta escrita agradável e cuidada, o policial transparece um mistério particularmente interessante. Infelizmente, li a sinopse e o título antes de me embrenhar na leitura — um erro crasso. Para além da sinopse se assemelhar a um resumo da história, o próprio título contém o maior spoiler de todos. Na minha perspectiva, a pior faculdade do livro é mesmo a sua apresentação. Para uma história de amor teria servido, mas não para uma obra que tem como objetivo surpreender o leitor com um enigma.

Em diversas obras “assistimos” a atos e visões de horror sem muito sentirmos e experienciarmos. No entanto, este não é o caso de “Morte na Arena”. Pedro Garcia Rosado descreve cenas do crime completamente chocantes, onde um rastro de sangue é suficiente para te fazer suster o fôlego.

“Morte na Arena” sucede o livro “Morte com Vista para o Mar”. Embora ainda não tenta lido este último, adianto que não é necessário conhecê-lo para entender o policial e, mais, até penso que a situação contribui para a condensação do mistério.

"Morte na Arena" conquistará não só os apreciadores de policiais, como qualquer leitor que preze uma perspetiva surpreendente de Portugal.


Sinopse | DESVENDA OS SEGREDOS NACIONAIS POR DETRÁS DE MORTE NA ARENA

Quatro homens aparecem mortos num prédio devoluto, ao lado de um braço decepado que não pertence a nenhum deles. Com o passar dos dias começam a surgir outros membros humanos espalhados por Lisboa, até ser evidente que são partes do corpo de uma jovem de dezasseis anos, filha de um dirigente político, que foi assassinada e que estava desaparecida havia meses.

As investigações destes casos estão a cargo da inspetora-coordenadora da PJ, Patrícia Ponte, ex-mulher de Gabriel Ponte, que enfrenta agora obstáculos dentro da própria PJ, além da pressão do ex-marido, que quer informações sobre o caso, e da jornalista Filomena Coutinho, que foi a causa da separação deles.

Os três acabam por descobrir um inferno escondido nos túneis subterrâneos de Lisboa: uma arena onde especialistas em combate corpo a corpo massacram homens e mulheres, numa imitação dos combates de gladiadores da Roma Antiga.

Avalio — 4,5/5,0 estrelas


VÊ TAMBÉM


Sono

Sono, de Haruki Murakami | Resenha Literária


Alvorada Vermelha, de Pierce Brown | Resenha Literária

Alvorada Vermelha, de Pierce Brown | Resenha Literária


Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA