Sono, de Haruki Murakami | Resenha literária - Para Lá da Kapa

sábado, 18 de agosto de 2018

Sono, de Haruki Murakami | Resenha literária


Sono, de Haruki Murakami
Título: Sono (Sleep)
Ilustradora: Kat Menschik
Lançamento: junho de 2016 (6ª edição)
Editora: Casa das Letras (LEYA)

O que farias se não dormisses há dezassete dias? Em "Sono", Haruki Murakami apresenta uma leitura simples, pessoal e envolvente.


Haruki Murakami não é só mundialmente reconhecido pelas suas obras traduzidas para mais de 50 idiomas, como também por ser um desportista exemplar. "Sono" é a primeira obra do escritor que abordamos no blogue. Adianto que não é uma leitura intensa ou sensacionalista, mas antes estóica, agradável e tranquila. Paralelamente, o conceito que inicia a novela não podia ser mais simples: 
Não tenho sono, logo, não durmo.
Perante este conceito, Murakami desenvolve uma belíssima realidade, e as ilustrações abstratas de Kat Menschik não ficam atrás. É um leitura muito acessível (onde reconheço o mérito da tradutora Maria João Lourenço) escrita na primeira pessoa, na qual a protagonista reflete acerca da trivialidade do nosso dia-a-dia. E se parássemos de dormir, de recarregar baterias e de arquivar as sensações que vivenciamos durante o dia; seríamos capazes de manter a rotina?


A novela parece ser especialmente dedicada ao povo japonês, que vive um quotidiano rígido e circunspecto. De modo semelhante, é uma ótima aquisição para os portugueses, por também sermos rotineiros e por a obra dar a conhecer um pouco da cultura japonesa. Aconselho-o a quem procura uma realidade amena e familiar ou a quem tem relacionamento próximo com algum dentista/profissional de saúde (vai reconhecer-se na leitura).

O final não me agradou tanto. Pareceu-me demasiado acelerado e descontextualizado, longe do nível e da competência do enredo. Ao contrário da história, o desfecho é mecânico, como se Murakami invertesse a naturalidade da personagem por algo inconfortavelmente artificial. Como tinha de dar para o torto, tudo correu mal. Todavia, estas últimas páginas são facilmente esquecíveis face às qualidades já referidas do livro.

"Sono" pode ser considerado um ensaio sobre as limitações muito discretas da natureza humana. Induz a reflexão, principalmente sobre o "se deixássemos de respirar, de pensar, de sentir ou de dormir, ainda seríamos nós? Talvez fôssemos melhores..."


Sinopse | DESCOBRE A BELEZA DE 'SONO'

«Há dezassete dias que não durmo.»
Assim tem início a história que Haruki Murakami imaginou e escreveu sobre uma mulher que, certo dia, deixou de conseguir dormir. Pela calada da noite, enquanto o marido e o filho dormem o sono dos justos, ela começa uma segunda vida. E, de um momento para o outro, as noites tornam-se de longe mais interessantes do que os dias... mas também, escusado será dizer, mais perigosas.

Avalio — 3,8/5,0 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA