Gremlins, de George Gipe | Resenha Literária - Para Lá da Kapa

sábado, 15 de setembro de 2018

Gremlins, de George Gipe | Resenha Literária


Gremlins
Título: Gremlins
Autor: George Gipe (baseado no argumento de Chris Columbus)
Lançamento: 1984 (46ª edição)


"Gremlins" remonta a um filme icónico dos anos 80. É uma leitura leve e divertida, contudo, também é sangrenta. Lembras-te das 3 regras?


Mais que uma obra literária, "Gremlins" é mundialmente conhecido pelo filme homónimo de 1984. Sou um dos cinéfilos que carrega Gizmo (a simpática criatura da imagem abaixo) ao peito e, com um filme tão famoso, temia que a sua versão literária ficasse aquém das expectativas. Foi com surpresa que descobri quão errado estava — "Gremlins" é um romance extremamente simples e de fácil leitura, características fascinantes se considerarmos a ousadia da sua ficção.

A leitura é de tal modo fluída que me encontrei a refletir se, afinal, não valerá a pena optar por livros com traduções mais antigas. Até nos recentes livros 'jovem adulto', conhecidos pela sua escrita pessoal e direta, não costumo encontrar leituras tão transparentes e genuínas. Uma das melhores características da língua inglesa é a simplicidade de vocabulário, construção frásica e leitura. Neste ponto, a língua portuguesa é praticamente o oposto, fazendo a tradução de e para o português uma tarefa ao nível dos melhores profissionais. Em "Gremlins", a tradutora Maria Fernandes fez um trabalho primoroso, disponibilizando uma obra digna de ser conservada.

Gizmo
Gizmo

Esclareço desde já que, embora siga simbolicamente o guião do filme original, o livro "Gremlins" é mais profundo, obscuro e sinistro. Paralelamente, fornece uma explicação fora da caixa e divertida sobre o sonho que resultou nos gremlins e do porquê de Gizmo ser especial. Capítulo a capítulo, o escritor relembra a maravilhosa cidade de Kingstom Falls (também apresentada no filme).

Abordando personagens singulares, testemunhei angustiado e com horror as diabruras sangrentas que os gremlins desempenharam na povoação. Congratulo o escritor por ter conseguido apresentar uma dúzia de personagens cativantes e diferentes — a Sra. Deaggle é uma velha impossível, enquanto Billy é um banqueiro gentil, e Pete um rapaz no pico da adolescência. Como são todos diferentes, nutri sentimentos únicos por cada um. Por exemplo (pequeno spoiler), não detestei completamente quando os Gremlins invadiram a casa da Sra. Deaggle (fim de spoiler).

Gremlin e Gizmo
Segue as regras ou... FOGE!

Entretanto, se quiseres cuidar de Gizmo e dos seus irmãos mogwai (o nome da sua espécie), tens de seguir à letra 3 simples recomendações. Recordas-te quais?
  1. Não os expor à Luz;
  2. Não os molhar;
  3. Acima de tudo, por mais que gritassem, por mais que implorassem, nunca, mas nunca lhes dar comida depois da meia-noite...


Haverá mais um filme de "Gremlins"?


Enfim, com o guião concebido por Chris Columbus (o realizador dos 2 primeiros filmes do Harry Potter), o filme bem-sucedido de Steven Spielberg, e o livro adaptado por George Gipe (também escritor de "Regresso ao Futuro I"), Gizmo não será esquecido. Para além disto, em 1990 saiu a sequela, "Gremlins 2: A Nova Turma" e  o terceiro filme já se encontra em desenvolvimento. De facto, não só os Gremlins estarão de volta, como o argumentista que lhes deu forma, Chris Columbus, também! Num comunicado, Chris abordou o tema:

"Estou muito orgulhosa do guião para o novo filme. É incomparavelmente retorcido e obscuro, e estou curioso para ver como corre. Entramos agora numa conversa sobre orçamentos antes de começarmos a filmar. Eu tenciono voltar para a sensibilidade distorcida do primeiro filme (e não para o humor do segundo)."

Quando questionado sobre se Gizmo sobreviveria a esta sequela, Chris respondeu sem papas na língua:

"Penso que provavelmente é um bom princípio ser honesto convosco — muitas personagens irão morrer."

"Gremlins" é uma obra dos 8 aos 80. Tanto conquista as crianças, como diverte e relembra os adultos do nosso amigo Gizmo. Ele voltará!


P.S. — esta é a obra baseada no primeiro filme. No entanto, ainda há a original (que remonta a 1942) que serviu de prequela e inspiração. Atualmente, a Disney comprou os seus direitos para realizar uma versão animada.

Sinopse | Descobre o mundo dos Gremlins

O pai de Billy queria, nesse Natal, dar-lhe um presente fora do vulgar. Então. entrou na loja de curiosidades do velho chinês e saiu de lá com uma caixa que continha um estranho animal.
E foi aí que o terror começou....

Trailer do filme | RELEMBRA O HORROR


Avalio — 4,7/5,0 estrelas

Gremlins | Resenha Literária

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA