Linha Fantasma | Análise do filme nomeado aos Óscares - Para Lá da Kapa

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Linha Fantasma | Análise do filme nomeado aos Óscares

Linha Fantasma, Opinião
Título: Linha Fantasma
Realizador: Paul Thomas Anderson
Estreia: 1 de fevereiro de 2018 (estreia hoje!)
Trailer & Sinopse: Em anexo 

Com a melancolia típica dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme, Linha Fantasma é uma obra extensa de amor e insanidade. 


Linha Fantasma não é o teu filme ideal se procuras ser animado, despertado ou encontrar energias. É, sim, moroso e invulgar. Tem uma moral que nos remexe a cabeça, ao mesmo tempo que ronda o banal. Fugindo à regra, transparece todos os defeitos que nos caracterizam como humanos, muito embora a maioria do público vá ao cinema para esquecer esses mesmos dilemas do seu dia a dia. Mesmo assim, é um filme com pormenor e, por isto, ganha um ponto. 

A sonoridade é claramente a faculdade que define a obra. Cada movimento, arrepio e assobio são sentidos intensamente pelo público, de tal forma que não ouvi singelo sussurro em mais de uma centena de presentes durante a sessão de cinema. Parecia que só de mastigar uma pipoca já se fazia demasiado ruído!

Retratando a vida do estilista primoroso Reynolds Woodcock, é de esperar que o título tenha um bombástico guarda-roupa. No entanto, fiquei ligeiramente desapontado. De facto, grande parte do filme é previsível, numa busca insana pela perfeição... até o ansiado final. É curioso! Embora a Linha Fantasma demore mais de duas horas, eu podia resumir-ta em dois minutos.

As personagens secundárias representaram com esmero, tal como a atriz principal Vicky Krieps, que merecia a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz, tal como o Daniel Day-Lewis obteve para o de Melhor Ator, mais do que as restantes nomeações que o filme obteve).

Crítica, Linha Fantasma





O filme conta com 6 nomeações aos Óscares de 2018:
  1. Melhor Filme
  2. Melhor Ator
  3. Melhor Atriz Coadjuvante
  4. Melhor Diretor
  5. Melhor Trilha Sonora Original
  6. Melhor Figurino

Duvido que ganhe metade das nomeações, pelas razões acima mencionadas e pela concorrência soberba. Talvez ganhe o Óscar de Melhor Atriz Coadjuvante, devido à lufada de ar fresco que a Lesley Manville trouxe.

Por fim, invoco a paixão doentia e invulgarmente bela da Linha Fantasma. De certa forma e não sendo extremamente original, o ator Daniel Day-Lewis compôs um romance digno de ser nomeado o seu último (segundo Daniel, este é o seu último filme).

Linha Fantasma é um título moroso sobre um amor mórbido, complexo e incondicional. É um filme que deve ser visto no cinema, com o risco de perder o interesse ou de adormecer se visto em casa. Pode ser visto por qualquer idade.


Sinopse | LINHA FANTASMA

Passado nos anos 50, Linha Fantasma narra a vida do estilista fictício Reynolds Woodcock, o principal nome do glamour londrino dos anos 50, responsável pelo guarda-roupa de membros da Família Real, estrelas de cinema, figuras da alta sociedade, debutantes e damas com o distinto estilo da Casa Woodcock.

Trailer | CONHECE A ALMA DO ROMANCE

Avaliamos — 3,75/5 estrelas

Linha Fantasma, análise

VÊ TAMBÉM:

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA