Cuidado Com a Mamã e o Papá | Uma obra-prima de horror - Para Lá da Kapa

domingo, 13 de maio de 2018

Cuidado Com a Mamã e o Papá | Uma obra-prima de horror


Título: Cuidado Com a Mamã e o Papá (Mom and Dad)
Realizador: Brian Taylor
Estreia: 10 de maio de 2018 (estreia hoje)
Trailer & Sinopse: Em anexo
Idade que Recomendamos: +14 anos (conceitos e sangue)
Género: 50% adrenalina e 50% horror

"Cuidado Com a Mamã e o Papá" apresenta-nos um guião complexo, cativante e original. Nicolas Cage volta a transmitir uma mensagem tresloucada e atual, recheado de horror.


Antes da sessão começar, estava cético quanto ao conceito "Pais matam os Filhos". Nicholas Cage é reconhecido pelas suas prestações fora do normal, como a ilha de mulheres em "O Sacríficio" e o mundo sem católicos de "Left Behind - A Última Profecia". No entanto, é preciso mestria para abordar um tema delicado como este. Felizmente, acredito que tudo foi utilizado em doses certas.

Normalmente, as expectativas são superiores à realidade, e os progenitores não são exceção. Há dias em que ter um filho resulta em mais espinhos que rosas. No entanto, a maioria dos pais atirar-se-ia para a frente de um carro nesse mesmo instante se isso salvasse os seus filhos. É um instinto tão poderoso, que até mete medo se pudesse ser invertido. "Cuidado com a Mamã e o Papá" aborda essa realidade, onde, pouco a pouco, os pais vão desenvolvendo uma vontade tremenda de sacrificar os filhos. Ora, desta realidade poderia vir uma paródia à semelhança do "Scary Movie", mas não é o caso.

Nicolas Cage e Selma Blair são os tão bem representados pais protagonistas. Dentro do contexto, esta dupla mostra a diferença entre o amor conjugal e o amor paternal. Selma está especialmente de parabéns, apresentando uma mãe que ama genuinamente os seus filhos, que tem família e que, de repente, está tão confusa quanto maquiavelicamente engenhosa. Adianto, desde já, que é um filme com sangue e muito horror (na medida em que vemos filhos a serem chacinados pelos pais através das formas mais hediondas), pelo que há pessoas que não o apreciarão.

Cuidado Com a Mamã e o PapáÉ curioso refletirmos que o amor entre pai e filho pode começar pelo instinto, enquanto o dos avós já pode provir apenas de uma relação construtiva e afetiva. Então, se revertermos o instinto, como será a batalha entre 3 gerações (avós-pais-filhos)? Este pormenor foi indubitavelmente um dos pontos altos do thriller.

Outra faculdade fundamental de "Cuidado Com a Mamã e o Papá" é a progressão dos acontecimentos. Não foi de um minuto para o outro. Tudo começa com um dia normal de trabalho, bem, talvez um particularmente mais emocional... Também é importante referir a duologia de sensações dos pais e dos filhos. Por norma, um filme apenas vive as sensações de apenas um.

Concluindo, o guião é ousado e mexe no alicerce da nossa Humanidade. Há pessoas que ficarão tocadas e desagradadas pelo sangue e pela carnificina, tal como haverá aquelas que o saberão apreciar. Eu sou uma das pessoas satisfeitas, e embora aceite a diferença, fico triste sabendo que sou o único crítico português que, até hoje, admitiu gostar do filme. Lá fora, a poucas horas de avião daqui, temos a Variety e o The Hollywood Reporter com opiniões positivas, tal como o crítico da New York Post a afirmar estar desiludido.

"Cuidado Com a Mamã e o Papá" apresenta a visão dos pais, para além da perspetiva dos filhos. Recheado de momentos de tensão e horror, aborda um conceito fundamental partindo de uma ideia magistral.


Sinopse | CUIDADO COM A MAMÃ E O PAPÁ

Quando um caso de histeria colectiva, de origem desconhecida, leva os habitantes de uma pacata cidade suburbana a atacarem violentamente os seus próprios filhos, Carly e o seu irmão Josh têm de lutar pela vida e escapar à feroz perseguição dos pais.

TRAILER | ADENTRA NO HORROR QUE DOMINA ESTA CIDADE


Avaliamos — 4,6/5,0 estrelas

Cuidado Com a Mamã e o Papá

VÊ TAMBÉM


Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA