Smallfoot - Uma Aventura Gelada | Resenha Bambina - Para Lá da Kapa

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Smallfoot - Uma Aventura Gelada | Resenha Bambina


Smallfoot - Uma Aventura Gelada
Título: Smallfoot - Uma Aventura Gelada
Realizadores: Glenn Ficarra e Ryan O'Loughlin
Estreia: 04 de outubro de 2018
Idade que Recomendamos: todas
Género: Aventura, Drama e Ação
Duração: 96 minutos

"Smallfoot" é um símbolo de alegria! Com um grupo de Yetis animados, o filme apresenta uma banda sonora melodiosa. Tens coragem para esta aventura gelada?


"Smallfoot — Uma Aventura Gelada" revive uma das lendas mais antigas, a existência do Abominável Homem das Neves (Yeti) pela região dos Himalaias. De facto, desde 1961 que o governo do Nepal declarou oficialmente que as criaturas existem. Desde este anúncio, houve diversos clássicos de horror/terror sobre o tema, todavia, Yetis em versão animada é uma estreia.

A versão inglesa do filme conta com Channing TatumJames Corden, Common e Zendaya; enquanto a tradução portuguesa conta com David Carreira, Ana BacalhauPedro Giestas e Eduardo Madeira. Como já é tradição no blogue, assisti ao filme em português. Tenho a destacar as melodias. As melhores partes do filme são durante as cenas musicais. Tanto a animação como as vozes encantam acompanhadas por uma sinfonia atual e possante.

Smallfoot - Uma Aventura Gelada | Resenha Bambina

O enredo agrada, embora termine com o desfecho típico das obras infantis. O tema da história é muito belo, principalmente devido às animações alegres e coloridas. A maquinaria que vive em torno e dentro da montanha dos Yetis é deslumbrante, tal como as histórias malucas em que os Yetis acreditam (e que suspeito ser uma alegoria frontal à maneira de ser da nossa comunidade).
Em paralelo, é um filme educativo sobre os ambientes nórdicos, revelando o porquê de não sobrevivermos no topo dos Himalaias. Nele, também encontramos algumas referências maduras, como a 'versão pé grande' do jogo do "Pac-Man".

A tradução foi quase perfeita, apenas com atraso num par de falas. Enérgicas e entusiasmadas, as vozes protagonistas vigoraram. Não há um vilão assumido, mas antes más decisões (consequência do medo do desconhecido). Neste ponto, apresentaram bem o mistério e temor que ronda a lenda ancestral do Pé Grande. Descobre já a seguir a verdadeira história do Monstro Abominável das Neves!

Smallfoot Crítica

Yeti | A VERDADEIRA HISTÓRIA

No topo do mundo, nomeadamente na terra congelada das Montanhas dos Himalaias, esconde-se um terrível e imponente monstro-homem conhecido como o Abominável Homem das Neves!

Atualmente, os moradores ainda confessam ouvir os sussurros da criatura, também chamada de Yeti (ou Ieti). Por vezes, um deles tem a sorte tremenda (ou azar, dependendo da perspetiva) de encontrar-se com a criatura gigante, sem aviso prévio, apenas para a ver desaparecer num redemoinho rodopiante de vento, gelo e neve. E os aldeões não são os únicos a testemunhar os esquivos gigantes do gelo a percorrerem a perigosa cadeia montanhosa entre o Nepal e o Tibete. De acordo com o folclore, o monstruoso Yeti pode ser algum tipo de “elo perdido” — alguma coisa na escala evolutiva entre macaco, homem e semi-deus — uma força de natureza inigualável que NÃO deve ser levada em conta.

E, ao contrário de seus primos cryptid, Sasquatch e Bigfoot, as origens secretas do Yeti podem ser discernidas em antigos ritos religiosos pré-budistas. Antigamente, os aldeões da montanha uma vez adoraram o Yeti como uma entidade sobrenatural - um deus da caça. Representavam-no em totens enfeitados nas em aldeias, nos templos e nos santuários, como um híbrido macaco-humano ameaçador. Ilustrações retratam o colosso da neve empunhando uma grande arma de pedra, preparada para cortar bestas e homens.

Tendo uma animação soberba e uma musicalidade encantadora, "Smallfoot" acompanha os pequenos enquanto alegra os seus acompanhantes.


Sinopse | CONHECE O MUNDO DE SMALLFOOT

"Smallfoot – Uma Aventura Gelada" dá a volta à lenda do "Pé Grande" quando um jovem Yeti encontra algo que julgava não existir – um humano! A notícia da existência deste "Pé Pequeno" deixa a comunidade de Yetis em tumulto sobre o que mais poderá habitar o mundo para lá da sua vila carregada de neve, numa história sobre amizade, coragem e a alegria da descoberta.

Trailer | PREPARA-TE PARA A AVENTURA MAIS GELADA


Avaliamos — 4,1/5,0 estrelas

Smallfoot análise

VÊ TAMBÉM


Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA