Resposta ao DESAFIO DE DOMINGO — QUE DIA É HOJE? - Para Lá da Kapa

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Resposta ao DESAFIO DE DOMINGO — QUE DIA É HOJE?

Como muitos conseguiram desvendar, este domingo foi o Dia Mundial do Xadrez.

 A origem desta arte não é certa, pelo que há várias lendas a tentar explicá-la. Fiquei especialmente encantado com uma, que vos passo a contar:

  Numa província indiana de Taligana havia um poderoso rajá que perdeu o filho numa batalha. Desde então, o rajá entrou em constante depressão, não cuidando de si e do reino.

  Certo dia, ele foi visitado pelo sábio Lahur Sessa, que lhe apresentou um tabuleiro com 64 casas brancas e pretas intercaladas e com diversas peças que representavam tropas do exército, incluindo o próprio rajá: o Xadrez. O sacerdote explicou-lhe que o jogo daria conforto espiritual e cura para a depressão, o que, de facto, aconteceu.

  Agradecido, o rajá ofereceu uma recompensa a Sessa pela sua brilhante invenção: ele pediu somente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Surpreso com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse paga imediatamente a quantia de grãos que fora pedida.

  Após os cálculos, todavia, os sábios do rajá ficaram pasmados com o resultado que a quantidade de grãos atingiu, uma vez que toda a produção do reino durante 2.000 anos não seria suficiente para cobri-la. Impressionado com a inteligência do sacerdote, o rajá convidou-o para ser o principal vizir do reino, tendo, assim, a sua dívida perdoada.

Lendas do Xadrez
Resposta: Xadrez

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA