O Contágio, de Megan Abbott | Resenha Literária - Para Lá da Kapa

domingo, 31 de dezembro de 2017

O Contágio, de Megan Abbott | Resenha Literária


O Contágio, Megan Abbott
Título: O Contágio
Autor: Megan Abbott (site oficial)
Sinopse: em anexo
Lançamento: maio de 2017
Tradutor: José Saraiva (trabalho impecável)

Apesar do título induzir em erro sobre o tema que aborda, "O Contágio" é um thriller cativante. Frustra o leitor pela sua falta de nexo.


Adquiri este livro com a expectativa de o tema estar relacionado com uma doença contagiosa. Se pensas o mesmo, permite-me elucidar-te — "O Contágio" é um thriller repleto de mistério, mas está longe de representar um surto infecioso normal, ou uma história com muito sentido.

O Contágio, opinião, livro

O trama passa-se em redor da família Nash e da sua escola secundária. É de frisar que as personagens estão habilidosamente desenvolvidas, tal como o mistério crescente ao longo da leitura. É daqueles livros em que conseguimos imaginar tudo.
Deste modo, é com angústia que terminamos a leitura e concluímos que tudo o que vivenciamos na leitura acaba num clímax dificilmente concebível (alerta spoiler):

Loucura; Convulsões; Segredos; Medo; Epidemia; Vacinas; Lago contaminado... 
TUDO termina sendo apenas uma histeria coletiva, resultado da pressão avassaladora que "os jovens" são alvo.

A Megan Abbott demonstrou as suas capacidades literárias. Em "O Contágio", Apresenta o mundo estudantil na sua versão mais dura e frívola, sugerindo como o nosso inconsciente pode ser poderoso. Infelizmente, fê-lo numa dissertação rumo a um precipício. "O Contágio" inibe o leitor de ler mais alguma obra de Megan.

Esta obra foi especialmente inspirada num evento que aconteceu em Nova Iorque e está a ser adaptada para uma série da MTV desde 2015.

Megan Abbott, crítica

A mente pode confundir o corpo,   
Também o corpo pode enganar a mente,
Mas somente a mente consegue dominar.


Luís Telles do Amaral

O Contágio é um thriller invulgar. Partindo dum contexto jovial, embarca numa aventura rumo ao precipício.



Sinopse | CONHECE O MUNDO O CONTÁGIO

A família Nash é muito unida. Tom é um professor bastante popular, pai de dois adolescentes: Eli, uma estrela de hóquei adorado por todas as raparigas, e a sua irmã Deenie, uma estudante exemplar.

Mas a estabilidade que os rodeia é despedaçada quando a melhor amiga de Deenie é possuída por convulsões na escola. Rumores de uma epidemia incendeiam-se como um rastilho de pólvora pela comunidade. O pior de todos virá ao de cima… e nada mais será igual.
À medida que cresce a histeria e o contágio se propaga, emerge uma série de segredos profundos que ameaça destruir amizades, famílias e a própria segurança da pacata cidade.

Avaliamos — 2,3/5,0 estrelas


PUBLICAÇÕES SEMELHANTES

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA