A VIAGEM — A OPINIÃO DO FILME - Para Lá da Kapa

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A VIAGEM — A OPINIÃO DO FILME

Título: A Viagem (The Journey)
Realizador: Nick Hamm
Lançamento: 5 de outubro de 2017
Sinopse: Em anexo

 Congratulo o filme por conseguir superar as nossas expectativas, sobretudo com um elenco tão reduzido (3 personagens centrais) e sem efeitos visuais aparentes. Eu desconhecia o passado da Irlanda e aprendi muito numa posição confortável e relaxada.


A nossa história começa com dois inimigos jurados: o reverendo Ian Paisley, líder do Partido Democrático Unionista (DUP), e o católico Martin McGuinness. Estes dois homens tem nas suas mãos o destino da paz nacional... Quando tudo parece perdido, uma reviravolta obriga estes dois velhos oponentes a fazer uma curta viagem de carro. Foi neste dia que eles mudaram o rumo da História!


 Como seria de esperar, esta obra tem alguma ficção e comédia pelo meio, devido à pouco informação acerca da viagem "misteriosa" que os dois políticos fizeram. O que eu posso afirmar é que os argumentos, o sotaque de cada um deles e os risos são exatamente iguais aos dos políticos de carne e osso que, depois desta viagem, ficaram conhecidos como os "Irmãos risonhos" (nos tempos que se seguiram, as suas piadas e risos em palestras e eventos públicos tornaram-se num exemplo mundial).


Em poucas palavras, aconselho qualquer um a ver este filme sem limite de idade e cheio de verdade. Não conhecia o realizador Nick Hamm, que agora tenho em grande estima.

Sinopse

  Até 2006, uma série de conflitos dividiram a Irlanda do Norte. As hostilidades aconteciam entre dois inimigos jurados: o reverendo protestante Ian Paisley, líder do Partido Democrático Unionista (DUP), e o católico Martin McGuinness, dirigente do Sinn Féin e antigo operacional do Exército Republicano Irlandês (IRA). Encontraram-se na Igreja de St. Andrews, na pequena cidade escocesa de Fife, para tentar chegar a um acordo de extrema importância para a paz do seu país. Quando se viram obrigados a fazer uma curta viagem de carro, estes dois homens, que sempre se habituaram a olhar-se como oponentes, perceberam que, na verdade, existiam mais coisas a uni-los do que a separá-los. Assim, após quatro décadas de violência entre católicos e protestantes, Paisley e McGuinness entraram nos livros de História, ao dar início a uma nova era de paz, criando um inesperado governo de coligação.

Trailer




Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA