A LUZ — Opinião do livro do Stephen King - Para Lá da Kapa

terça-feira, 24 de outubro de 2017

A LUZ — Opinião do livro do Stephen King

A Luz de Stephen King
Título: A Luz (The Shining)
Autora: Stephen King
Sinopse: Em anexo
Lançamento: meados de 1979
Editora: Biblioteca Sábado

Ainda não tinha tido acesso a nada do Stephen King. Com o romance A Luz, fiquei a conhecer a sua qualidade literária. Possui uma escrita acessível e intensa, embora tenha ficado fatigado após os primeiros capítulos.

 A Luz  é um das obras mais briosas do escritor. Talvez a conheça pelo filme de sucesso dos anos noventa The Shinning, ou pela série que mais tarde veio a ser realizada para fazer jus ao livro. (Na minha opinião, o filme fugiu totalmente do enredo original do Stephen King, motivo que levou ao desenvolvimento da série).
A Luz Para Lá da Kapa
 Voltando ao livro, a leitura inicial cativa e cria expectativa. Somos abordados por uma família, os Torrance, composta por um casal e pelo seu filho especial. Jake Torrance, marido e pai, é um ex-alcoólico que arruinou a sua carreira promissora. Sem emprego e com falta de dinheiro, ele é obrigado a aceitar o primeiro trabalho que lhe propõem: ser o zelador de um hotel que encerra durante o inverno.

 O desejo da bebida está sempre presente e destacada, o que fadiga uma ideia que podia ser maior. A tradução não foi a melhor, todavia, não é por isso que a obra perde a cor. De todos os capítulos, os de Danny, a criança especial do casal, foram os que me despertaram maior apreço. Reconheço que, apesar dos contras, A Luz foi uma leitura agradável, embora indigna da estima quase divina do autor. A meio do livro já tinha adivinhado o final.

Sintetizando, não fiquei encantado com A Luz. Todavia, como ainda só li esta obra do Stephen King, é demasiado cedo para o julgar com justiça. Irei ler outro livro dele em inglês, para não estar sujeito a traduções, e então darei a minha opinião fundamentada.


Sinopse

  Jack Torrance vê-se forçado a aceitar um trabalho como zelador de Inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar que queda absolutamente isolado pela neve entre Novembro e Março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny, e para retomar o seu trabalho de escritor. Mas a família não está exactamente sozinha no Overlook. Os terríveis acontecimentos que sucederam no hotel no passado vão-se assenhorando lentamente do presente dos seus novos ocupantes até os levar a uma situação aterradora, da qual talvez nenhum deles possa escapar...

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA