A PESTE NEGRA — Opinião da Obra Romântica - Para Lá da Kapa

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A PESTE NEGRA — Opinião da Obra Romântica

Título: A Peste Negra
Autor: Gomes Leal
Lançamento: abril de 2007
Editora: Alma Azul

A Peste Negra é uma das obras a cair lentamente no esquecimento, enquanto outros livros substituem o seu lugar nas prateleiras. Apreciei o conto, embora não tenha ganho vontade especial para ler mais sobre o Gomes Leal.

 O romantismo desta obra está presente no amor, na condensação de sentimentos e no aglomerado de sensações. A personagem principal é um homem que sobreviveu à peste, mas ainda contagia todos com quem contacta, acabando por matá-los. Ele sofre muito de amores, por sacrificar todas as mulheres por quem se apaixona, ao se aproximar delas.


Esperava um tema relacionado com as pandemias de peste que ocorreram no passado e, nesse aspeto, fiquei satisfeito. Foi uma surpresa quando descobri que o livro é uma prosa poética e ainda mais surpreso fiquei com a sua leitura fácil. Não tem ponta de livro científico, coisa que me desiludiu no desenvolvimento da trama, principalmente por não me ter lembrado de que estava a ler um livro com mais de 150 ano!

Sobre o autor Gomes Leal

António Duarte Gomes Leal (viveu de 1848 a 1921) foi o filho ilegítimo de um funcionário público. Viveu uma temporada com a sua mãe e a sua mãe, as suas musas de inspiração. Quando a mãe morre, o escritor passa por uma fase de pobreza extrema, vivendo da caridade, até uns amigos convencerem o governo a ceder-lhe uma modesta pensão anual, que ele vem a usufruir até ao fim dos seus dias. Jornalista e escritor, participou com fervor em vários jornais e publicações sociais, para além das suas obras publicadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DESTAQUES DA SEMANA